A nossa história


O Centro de Competência foi inicialmente criado, em 1991, reunindo a competência das seguintes entidades (são indicados os representantes de cada uma):

- Sociedade Portuguesa de Física (coordenadora)

Prof. Victor M. S. Gil
Prof. Doutor João Carlos Paiva


- Sociedade Portuguesa de Matemática

Dr. Adérito Marcos
Eng. Jürgen Bund
Eng. Rosa Ferreira


- Departamento de Física do Instituto Superior Técnico

Prof. Doutor Pedro Saraiva
Mestre Alexandre Figueiredo
Mestre Pedro Jorge Ramos


Os participantes referenciados por 1, 2 e 3 formaram em 1991 a Acão Comum para a Produção, Edição e Distribuição de Software Educativo, denominada SOFTCIÊNCIAS, de cuja atividade este Centro de Competência constitui uma extensão natural. Esta Acão, resultou das conclusões do "1.º Encontro sobre Computadores no Ensino da Física e da Química" produziu cerca de duas dezenas de programas e respetivos manuais pedagógicos, o que a tornou na altura uma das maiores editoras em Portugal de software educativo.

Mais tarde o SOFTCIÊNCIAS produziu o OMNICIÊNCIA, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Este projeto consistiu na edição, produção e distribuição a todas as escolas da rede nacional Ciência-Tecnologia-Sociedade de um CD-ROM contendo, entre outros, todos os produtos do SOFTCIÊNCIAS e os conteúdos dos websites READCiências (a maior base de dados em português na Internet de Recursos Educativos em Ciências) e Nonius (base de dados de Matemática).